top of page

A cabeça de um artista pode ser descrita como um grande galpão, cheio de prateleiras com tralhas e arquivos, onde empilhadeiras fazem a compactação deste material.
Agora,
Como as coisas entram nesse lugar?

____

Talvez, o começo de um processo, aconteça ao acumular informações que, de um certo ponto de vista, pareçam interessantes, mas sem saber muito bem para que servem.
Depois, vem a parte divertida de análise e junção desses elementos...

____

A arte não é diferente de qualquer coisa que se queira fazer bem. Para conseguir uma boa conversa com a arte é preciso estar atento, presente e ter um mínimo de dedicação.
Exatamente! Se você se perguntou:

Conversar com a arte?
Venho te dizer que isso é possível!

____

40 DIAS

NO JARDIM

DAS DELÍCIAS por FEssal

Com a pandemia de 2020 novas necessidades surgiram e durante essa fase, a arte ganhou ainda maior destaque na internet. Museus e galerias de portas fechadas e o isolamento social foram os estopins desse processo. Variadas vertentes artísticas sendo apreciadas, gerando reflexões, novos olhares e conforto mental.

Nesse caminho, o Ateliê Fessal promoveu a Exposição 40 dias no Jardim das Delícias que foi se revelando, aos poucos, ao longo da quarentena. 

A  extrema interatividade permitiu vias de troca com o espectador, através das plataformas sociais.

Paralela às Obras, o Artista criou o programa Resenha com Arte, uma troca de ideias com diferentes convidados, tendo a Arte, no seu mais amplo e plural sentido, como motivo e ponto de partida de infinitas possibilidades.

 

Aprecie aqui a Exposição 40 dias no Jardim das Delícias por Fessal.

Nessa “Resenha com Arte” serão 40 dias no “Jardim das Delícias”. Uma exposição na palma da sua mão, imagine participar da construção disso! Vou te oferecer uma experiência única… e se não, tá tudo errado nessa história.

____

A
Arte de ler uma imagem

Segundo o Wikipédia, a resenha é uma abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele...
Então, quem você chamaria pra essa resenha?

____

A sala da resenha será o ambiente de troca para acompanhar os assuntos, e ter uma comunicação direta na construção das ideias com você.

____

Ver
       é uma  desc
ober
 ta

DICA:

Se possível, use um fone. Respire fundo e feche os olhos por uns segundos...

____

Ser
&Sentido

Introdução!

____

O desenho no Jardim das Delícias.

____

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O MEU PROCESSO.
No meu ponto de partida, busquei a Obra de Hieronymus Bosch: O Jardim das Delícias Terrenas. Uma pintura do fim do século XV, início do XVI. Ela serve como minha grande inspiração para os diálogos que trago para o meu universo fabuloso.

____

09 OBRA 02.jpg

DICA:

Se possível, use um fone. Respire fundo e feche os olhos por uns segundos...

____

TerrA, um elemento
de cri
ação
11 OBRA03.jpg

Estas peças fazem parte das pesquisas do Jardim das Delícias, desembocando na introdução da terra como elemento de produção. O processo passa a agregar porções da terra do próprio jardim na criação do trabalho.
Estudos de 2018.

____

ENSAIOS DE SUPERFÍCIE E TONS 1/3
Nesse momento o trabalho estava em processo de estudos de texturas e tons, a cada movimento a análise era muito aguçada. A expressividade começa a fazer parte do gesto e da sensação, e de fato passou a compor o conteúdo de cada obra. Foram muitos estudos e relações, que ainda seguem em construção no fabuloso Jardim das Delícias.

____

RuÍdos que chamam       a atenção do olhar

ENSAIOS DE SUPERFÍCIE E TONS 2/3
As peças passam por infindáveis percepções, e as reações buscam sentido, na medida em que cada material é aplicado. Esse tempo é usado para reconhecer a essência da execução, sonhando com a habilidade de um maestro e sua batuta.

____

ENSAIO DE SUPERFÍCIE E TONS 3/3
Quando busco algo que ainda não fiz, procuro causar ruídos naquilo que parece estar soando bem. Dessa forma, chamo a atenção do meu pulso, se realmente ele está presente. Pode ser que haja alguma resposta do coração.

____

Ensaios de armadilhas visuais

DIÁLOGOS ENTRE ESPAÇOS E FORMAS 1/3
Quando observo uma imagem, meu impulso cognitivo me dá algum tipo de orientação. As escolhas entre espacialidade e forma começam a ter sentido tridimensional, onde consigo acessar diferentes ângulos antes de realizar a execução.
Obras de 2018.

____

DIÁLOGOS ENTRE ESPAÇOS E FORMAS 2/3
Minha cabeça tenta dar nome a qualquer forma que pareça com alguma coisa que eu tenha visto. Procuro quebrar esse efeito, percorrendo o olhar pelo fundo da imagem, me distraindo com o desconhecido, examinando equilíbrios e criando relações. Sigo tentando desencaixar peças que olhar me prega.

____

Conectar-se é pre
ciso

DIÁLOGOS ENTRE ESPAÇOS E FORMAS 3/3
Faça um monóculo com a mão para observar a obra. Se possível, use um fone. 

____

Experimente observar através de um monóculo feito com a mão.
Se der, dirija-se a um local mais escuro ou apague a luz.
Se possível, use um fone.

____

O palpável da natureza 

Técnica: Terra, pigmentos, óleos e grafite sobre papel.
*Obra de Coleção Privada*
🎶 Antonio Vivaldi .

____

Meus lampejos com a Obra de Bosch provocam sentidos nas relações entre a natureza e ser humano... Fessal
Título: “Toda Força”
Técnica: Terra, pigmentos, óleos e grafite sobre papel.
Dimensões: 100x70cm
2018 “OBRA DE COLEÇÃO PRIVADA” .

____

os desenhos são
como resenhas
que constroem meus sentidos 

Desenhos...

____

Re
visi
t
ar

Os desenhos são como conversas, resenhas que constroem o Jardim das Delícias...

____

É preciso revisitar e revistar, para talvez ver...
Recortes do Jardim das Delícias: neste lugar que muitas coisas nascem.

____

É preciso experimentar a convivência das mais variadas formas possíveis...
🎶 @silva 

____

Depois de tanto visitar e conviVER, começo a construir provocações.
Assim, o Jardim das Delícias impulsiona meus pensamentos...

____

Quando convivo,
percebo

TRABALHOS EM PEQUENOS FORMATOS 1/3
Esses desenhos pra mim, surgem com o desejo de imitar uma realidade sensorial que existe dentro da minha cabeça. Me vem como uma ponte, tentando levar os sentidos para um outro fim.

____

Título: Florescendo Sentimentos
Técnica: Terra, pigmentos, óleos e grafite sobre papel.
Dimensões: 110x75cm
2018

____

TRABALHOS EM PEQUENOS FORMATOS 2/3
O desenho transforma meu pensamento em visualização.

____

TRABALHOS EM PEQUENOS FORMATOS 3/3
O desenho é a ferramenta que mais me surpreende.

____

Título: Perder para crescer.
Técnica: Terra, pigmentos, óleos e grafite sobre papel.
Dimensões: 110x75cm
2018

____

A Obra pode ser revelada em um primeiro instante, ser tornar claramente paupável, mas também pode ser uma imagem ambígua, em uma tentativa de sugerir ao invés de definir...
Título: Só Ela
Técnica: Terra, pigmentos, óleos e grafite sobre papel.
Dimensões: 110x75cm
2019

____

Serasse
é isso
Razão ou des
razão

Título: Eles e Ela
Técnica: Terra, pigmentos, óleos e grafite sobre papel.
Dimensões: 110x75
2019

____

1 de 3.
Essa Obra faz parte de um trio de xilogravuras. Elas pretendem descrever um ciclo de atitudes, que são interessantes quando acontecem na vida humana.
Fiquem atentos as próximas obras reveladas aqui...
Titulo: Despindo-se da vida.
Técnica: Xilogravura
Dimensões: 31x25cm
2019

____

2 de 3.
Essa faz parte de um trio de Xilogravuras.
Fique ligado na próxima e aproveite pra revisitar a primeira delas...
Titulo: Cabeça Coração
Técnica: Xilogravura
Dimensões: 31x25cm
2019.

____

3 de 3.
A última peça do trio de Xilogravuras.
Você se encontra em algum dos três momentos que essas gravuras sugerem?
Titulo: Externalizando.
Técnica: Xilogravura
Dimensões: 31x25cm
2019

____

Titulo: Razão
Técnica: Terra, pigmentos, óleos e grafite sobre papel.
Dimensões: 75x110cm
2019

____

47_OBRA 25.jpg
_fessal_110264105_932306367233938_766918

Título: Desrazão
Técnica: Terra, Pigmentos, óleos e grafite sobre papel.
Dimensões: 75x110cm
2019

____

Fazer arte é como ir à feira
para preparar um prato, se a seleção dos ingredientes for boa a pintura pode ficar
com um ótimo tempero

Nessa resenha falo sobre algumas experiências que me trouxeram até aqui...

Fiz aqui uma Mini biografia breve! O que poderia ser aquele famoso texto na entrada das exposições, contando um pouco sobre a vida do artista.
São várias influências de pessoas que passaram pela minha vida e muitas outras que ainda convivem comigo. Curioso por alguma coisa que falei aqui? Mande uma mensagem que continuamos essa resenha...

____

O MEU CAMINHO NA ARTE ATÉ AQUI!
Aqui mostro trabalhos que estão em acervo, falo um pouco das fases que passei e como isso influenciou todas as obras!

____

Titulo: Intocáveis
Técnica: Tinta a óleo sobre estrutura de barro.
Dimensões variáveis entre 62cm de altura e 20cm de diâmetro.
2019

____

Título: Ponto do Vista
Técnica: Tinta a óleo sobre estrutura de barro.
Dimensões variáveis entre 39cm de altura e 21cm de diâmetro.
2019

____

Titulo: Juntas
Técnica: Tinta a óleo sobre estrutura de barro.
Dimensões variáveis entre 46cm de altura e 30cm de diâmetro.
2019

____

Título: Adão
Técnica: Terra, pigmentos, óleos e grafite sobre papel.
Dimensões: 110x75cm
2019
* Obra de Coleção Privada

____

Título: Eva
Técnica: Terra, pigmentos, óleos e grafite sobre papel.
Dimensões: 110x75cm
2019
* Obra de Coleção Privada

____

53_OBRA_31_1.jpg
51_OBRA_30_1.jpg
O caminho da pincelada é mais interessante do que o resultado final
54_OBRA_32_1.jpg

Nessa obra tentei articular sobre a criação, me perguntando se ela viria da luz ou da escuridão. Assim, tentei falar através de pinceladas aguadas se fundindo e encontrando sentidos fluidos, tentei falar através do posicionamento corporal, tentei falar através do brilho intrínseco da purpurina sobre o preto na superfície dessa Obra. As raízes de mangue fazem alusão as conexões neurais. Esse foi o sentido inicial para abrir os diálogos com essa Arte.
E para você, a criação vem da luz ou da escuridão?
Título: A Criação 2
Técnica: Terra, pigmentos, óleos, grafite e purpurina sobre papel.
Dimensões: 110x75cm
2019

____

Nessa obra tentei articular sobre a criação, me perguntando se ela viria da luz ou da escuridão. Assim, tentei falar através de pinceladas aguadas se fundindo e encontrando sentidos fluidos, tentei falar através do posicionamento corporal, tentei falar através do brilho intrínseco da purpurina sobre o preto na superfície dessa Obra. Esse foi o sentido inicial para os diálogos com essa Arte.
E para você, a criação vem da luz ou da escuridão?
Título: A Criação 1
Técnica: Terra, pigmentos, óleos, grafite e purpurina sobre papel.
Dimensões: 110x75cm
2019

____

56_OBRA_33_01.jpg
58_OBRA_35_01.jpg

Título: Olhar para Dentro.
Técnica: Terra, pigmentos, óleos e grafite sobre papel.
Dimensões: 110x75cm
2019
Obra de coleção privada.

____

57_OBRA_34_01.jpg
Natural
                  é entender que
às vezes também
merda

Em determinados momentos nossas ações e pensamentos ficam sob conceitos.
Você já viveu algo nesse sentido, lembra-se como foi?
Título: Sob Conceitos.
Técnica: Terra, pigmentos, óleos e grafite sobre papel.
Dimensões: 110x75cm
2019

____

convivacom arte
59_OBRA_36_01.jpg

Título: Sobre Conceitos.
Técnica: Terra, pigmentos, óleos e grafite sobre papel.
Dimensões: 110x75cm
2019

____

Título: Fêmea e Macho.
Técnica: Terra, pigmentos, óleos e grafite sobre papel.
Dimensões: 110x75cm
2019

____

Título: Macho e Fêmea.
Técnica: Terra, pigmentos, óleos e grafite sobre papel.
Dimensões: 110x75cm
2019

____

60_OBRA_37_01.jpg
62_OBRA_39_01.jpg
IMG_4024.jpg
ficha técnica
Curadoria
Fessal
Coordenação
e Fotografia
Evelin Martins
Comunicação
Luíz Ratón
Film Maker
Felipe Portugal
Assistente
Elton Freitas
bottom of page