“ESSA COISA DE FAZER O MUNDO ACREDITAR” TRÁS A ARTE DAS RUAS E PROPÕE UM NOVO OLHAR SOBRE O AGORA.
- fessal
- 1 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de set.
De 21 de agosto a 30 de setembro, no Espaço Cultural Humberto Braga – TCE-RJ

A exposição “Essa coisa de fazer o mundo acreditar” chega ao Espaço Cultural Humberto Braga – TCE-RJ com uma proposta provocadora: contrapõe a lógica tradicional da arte ao expor as obras originais nas ruas e suas reproduções em ambiente fechado. A mostra propõe uma experiência que mistura arte, mobilidade urbana, presença e tecnologia — convidando o público a repensar a forma como se conecta com o tempo e com a cidade.
Criada para ser vivida ao ar livre, a exposição insere obras em locais públicos e cotidianos — muros, paredes, ruas — normalmente à margem do que é considerado espaço artístico. As imagens são apresentadas em formato de lambe-lambe, em locais de tensão urbana, acessíveis a todos. Alguns dos pontos onde os lambes estarão colados incluem o Chafariz do Lagarto (ao lado), o cruzamento da Rua do Santana com Frei Caneca, a Rua Moncorvo Filho, e a esquina da Rua Sete de Setembro com a Avenida Rio Branco — criando um percurso visual que se integra ao fluxo urbano do centro da cidade.
Enquanto isso, as reproduções digitais dessas obras compõem a instalação dentro do espaço cultural. O gesto de inverter o valor da “obra original” propõe uma reflexão sobre o efêmero, o agora e a urgência da presença.

“O presente é a única realidade concreta. Se não é agora, então quando?” – destaca o artista e idealizador do projeto.
O público é convidado a percorrer um circuito artístico urbano, explorando as obras enquanto se movimenta pela cidade — seja de bicicleta, skate, patins, patinete, corrida ou caminhada. Em cada ponto, QR Codes permitem o acesso a uma plataforma online com informações sobre as obras, o artista e o propósito da mostra, promovendo uma conexão entre espaço físico e digital.
Além do Espaço Cultural Humberto Braga – TCE-RJ, a exposição se desdobra também na Ocupação Iború - idealizado por Marcelo D2, que se torna mais um ponto de encontro do circuito. Lá, uma ação especial será realizada, ampliando os espaços de troca e vivência artística. Essa expansão reforça a proposta de uma mostra em movimento, conectada com diferentes territórios e realidades urbanas.

A exposição reforça o uso de meios de transporte com baixa emissão de carbono, incentiva o uso de materiais reutilizáveis e higienizados, e propõe uma vivência da arte integrada ao cotidiano e ao cuidado com o planeta.

Um dos destaques da mostra é uma obra exclusiva em tamanho 90x60cm, com reprodução única, que será leiloada. O valor arrecadado será destinado a uma instituição (a ser definida) que oferece suporte a pessoas em situação de rua, ampliando o alcance social da iniciativa.
Dê seu lance aqui!
SERVIÇO:
De 21 de agosto a 30 de setembro
Espaço Cultural Humberto Braga – TCE-RJ
Segunda à sexta: 9h às 18h
Ocupação Iború
Quarta a sexta: 14h às 22h
Sábados: 12h às 20h
Exposição gratuita e aberta ao público
Circuito urbano acessível por diferentes meios de locomoção
Mais informações sobre a exposição aqui!























Comentários